Dicas de Jardinagem

Cuidar de Jardim é algo muito fácil e cotidiano para milhões de pessoas ao redor do mundo, mas também tem o outro lado da moeda, já reparou quantas casas com jardins mal cuidados existem por aí? Até fazem as casas parecer abandonadas com um verdadeiro matagal na frente..

Além disto ainda existem muitas pessoas que viveram a vida inteira em apartamento e ao comprar uma casa pela primeira vez se sentem totalmente perdidos ao se deparar com um jardim sem saber como cuidar dele adequadamente, dai ou o jardim fica com aspecto de abandonado ou relegam a tarefa a um jardineiro que o faça a cada 1 ou 2 meses.

Como Cuidar do Jardim

Bom, as dicas que vou dar aqui são bem básicas mesmo, não pretendo ensinar como cuidar em detalhes de determina flor ou planta como ensinado no site Flora e Plantas por exemplo, mas ensinarei o básico para você não deixar seu jardim com aparência feia ou abandonado.

Cortar a grama por cortar é algo que qualquer pessoa pode conseguir sem maiores instruções, porém cuidar do jardim não é só isto, antes de cortar a grama você precisa verificar se existem pragas crescendo no jardim.

Sim, como o próprio nome diz, elas são uma verdadeira praga, são diversos tipos de “matinhos” que crescem entre a grama e perto das flores ou árvores, identifique estes matinhos e procure remover eles, arrancado ou cortando pela raiz, este é o primeiro passo antes de cortar a grama.

Depois disso você pode usar o cortador de grama ou aparador de grama que é um pouco diferente como pode ver abaixo:

aparador

Para jardins pequenos o aparador dá conta tranquilamente, no caso de jardins grandes o melhor mesmo é usar um bom cortador.

Após cortar a grama é preciso “juntar o mato” em pilhas com uma ferramenta chamada rasteiro ou rasteirinho, é um tipo de vassoura com pontas de ferro, para ser sincero não sei o nome “oficial” mas basta pedir por “vassoura para limpar o jardim” que os vendedores em casas de jardim e ferramentas vão saber informar o que é.

Com os montes de grama empilhados, agora é só juntar tudo e ir colocando em grandes sacos para remover a sujeira. Feito isto agora você vai focar em remover os pequenos matinhos que crescem na calçada ou murinhos e pode remover eles com uma faquinha de cozinha mesmo, e para finalizar passe um veneno chamado “mata mato” nos locais onde remover estas pragas para que não cresçam novamente, você pode encontrar o mata mato em lojas de materiais para construção.

Se o seu jardim tem árvores ou rosas agora só falta fazer a poda, cortando os galhos grandes demais para deixar menores e assim não deixar as plantas crescerem demais.

Eu fico por aqui, são dicas simples como comentei anteriormente mas que certamente são úteis, no vídeo abaixo você também pode encontrar mais dicas úteis:

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site